Título: Desenvolvimento da linguagem

Enviado por: Ica

em: 16-11-2007 13:07

Tenho um filhote com 3 anos que disse as primeiras palavras aos 2 anos e 4 meses. Neste momento tem 3 anos e 2 meses e já tem um bom vocabulário. Constroi ainda pequenas frases (2/3 palavras) e isto só de há uns 4 meses para cá. Muito de vez enquando já diz uma frase ou outra maior(4/5)

Aquilo que tenho ouvido dizer é que normalmente as crianças que começam a falar tarde, quando começam, começam logo a falar pelos cotovelos e não da forma gradual como está a acontecer com o meu filho, que segundo me parece numa criança que fala na idade prevista vai aprendendo devagar, tal como ele.

Por outro lado ele é inteligente, percebe as coisas, mas acho que é preguiçoso e mandrião. Só entrou agora com 3 anos no infantário. Esteve sempre com os avós.

Muitas vezes quando lhe pergunto coisas não me responde, ou seja não faz conversa, acabando por falar apenas quando lhe apetece, quando quer alguma coisa. Por exemplo se estamos no supermercado pergunto se quer que lhe compre um brinquedo, não responde, não reage..... se lhe pergunto, tens frio, tb não responde, mas ainda ontem ia no carro e pergunatava-lhe as cores dos nossos carros e ele respondia, qual era a idade dele e ele respondia.... por isso fico confusa.

Entrou bem na escola.

Nada desde os 2 anos em consultas de desenvolvimento e foi-lhe diagnosticada uma PEL. A ´técnica acha que ele tem evoluido bem e hoje começa a terapia da fala.

Outra coisa que não sei se é normal é que ele repete muito as palavras e só se cala qd nos tb a repetimos. Se nos a repetimos à primeira ele já não repete mais.

Estou preocupada principalmente porque vejo tudo a correr muito devagar e por vezes esta falta de reacção às nossas perguntas tb me preocupa.

Qual a vossa opinião?

Responder Novo Tópico



Outras mensagens neste tópico:

Desenvolvimento da linguagem  Enviado por: Ica  em: 16-11-2007 13:07
RE: Desenvolvimento da ...  Enviado por: Ica  em: 16-11-2007 13:22
RE: Desenvolvimento da ...  Enviado por: Drª Rosa Gouveia - Pediatra do Desenvolvimento  em: 21-11-2007 15:53


Voltar

sociedade  |  contactos  |  agenda  |  homepage