Título: RE: Atraso na fala

Enviado por: Dra. Rosa Gouveia - Ped. Neurod.

em: 22-01-2016 23:59

Quando existe uma perturbação da aquisição da linguagem, é importante caracteriza-la e verificar se é apenas a vertente expressiva que está afectada (o mais comum) ou se também está afectada a compreensão verbal. Até cerca dos 2 anos e meio é normal existir um desfasamento entre a compreensão e a expressão verbal: a criança percebe muito mais do que diz.
Outro aspecto importante é verificar se é apenas a linguagem que está afectada (Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem - PEDL) ou se existem outras perturbações do neurodesenvolvimento de cujo quadro clínico faz parte a perturbação da linguagem e de que são exemplos a perturbação do desenvolvimento intelectual ou a perturbação do espectro do autismo. Também é fundamental avaliar a audição da criança.
Quando se suspeita duma perturbação do neurodesenvolvimento, qualquer que seja, ela deve ser diagnosticada o mais cedo possível para que se inicie precocemente a intervenção apropriada, pois sabe-se que isto melhora o prognóstico. Atrasar este procedimento pode não ser o melhor para a criança.

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