Título: Tanta saliva e dificuldade em adormecer

Enviado por: Tania

em: 13-02-2008 23:49

Bom dia,

A minha Mariana tem 1 mês e 13 dias (nasceu às 40semans com baixo peso, 2500g, no 1º mês engordou 1kg) e desde o primeiro dia de vida que anda sempre com a boca cheia de saliva/espuminha. Quando ela nasceu e me a colocaram no colo para eu a ver, já tinha bolhinhas de saliva entre os lábios.

Já tive 2 consultas com de pediatria desde que ela nasceu e a pediatra diz que está tudo bem com ela. (mas eu acho q não) :S
Sempre foi uma bebé com muitas colicas (agora anda melhor, pois ando a dar-lhe INFACOL) e faz cocó 2 a 4 vezes por dia (tem muita dificuldade em faze-lo, anda a maior parte do dia a fazer força. Xixi faz muito e sem problema). Também bolsa muito...

Desde o dia em que nasceu que é raro fazer sonos entre as mamadas, só à noite é que faz um sono de 5 horas e sempre por volta das 00h30 (não percebo porquê que só a esta hora é que ela dorme bem). De dia é o caos...

Quando acaba de mamar e a conseguimos adormecer (com a cabecinha ao ombro na posicção vertical pois na alcofa ela nunca adormece parece que tem picos) esperamos que ela esteja mesmo ferrada e colocamo-la então na alcofa, mas passados sempre uns 30 a 60 minutos acorda toda entupida (e a fazer barulhos muito estranhos) na garganta e depois começa a xorar de forma inconsulável, coisa que nao acontece quando ela está ao colo na posição vertical. Por vezes nota-se o fervilhar da saliva na garganta e ela parece que fica com dificuldades em respirar. A alcofa está já numa posição inclinada mas mesmo assim ela sente dificuldades. Penso que seja por isto que ela nunca consegue adormecer, porque se ela ficar 3 horas ao colo da mãe (com a cabecinha no ombro, na vertical) faz 2 a 3 vezes uns barulhinhos mas nunca chega a acordar.
Dá-me sempre a sensação que ela tem qualquer coisa na garganta...

Por vezes a saliva escorre-lhe pelos cantos da boca (não tem assaduras nem borbulhas)...e penso que as vezes a saliva em conjunto com o choro inconsulável faz com que ela bolse. É possivel?
Porquê que ela tem tanta saliva (imagino quando começarem a crescer os dentinhos), será que pode ter algum problema na garganta, pulmoes, bronquios...ando muito aflita. Tenho que andar sempre com ela ao colo durante quase todo o dia senão ela não dorme nada durante o dia. Já não sei o que hei-se fazer.
Ontem bolsou muito entre as mamadas e produziu muita saliva, estava sempre a sair da boca...parece que se anda a agravar a situação.

Há alguns exames que se possam fazer para saber se está tudo bem com ela?

Não consigo fazer com que ela durma na posição horizontal...
Isto que descrivi acontece em cerca de 80% das vezes que a coloco a adormecer na alcofa...existem raros dias em que ela lá faz um sono de 3 horas (intervalo que faço entre as mamadas)...mas é MUITO raro.

Será que ela sofre de refluxo? ( DRGE )


Uma pergunta à parte, eu bebo cerca de 1L de leite (de vaca) além de outros derivado (queijo e iogurtes), será que isso pode ter influência na cólicas e/ou mal estar da Mariana?

Cpts
Tânia


Responder Novo Tópico



Outras mensagens neste tópico:

Tanta saliva e dificuldade e...  Enviado por: Tania  em: 13-02-2008 23:49
RE: Tanta saliva e difi...  Enviado por: Drª Rosa Gouveia - Pediatra do Desenvolvimento  em: 15-02-2008 04:31


Voltar

sociedade  |  contactos  |  agenda  |  homepage