Título: Consultas de "Pediatria de Desenvolvimento"

Enviado por: Deolinda Tomé

em: 28-08-2009 15:27

Bom dia,
Tenho um filho com 13 anos (Tiago), desde bebé sempre teve imensa dificuldade em se adaptar a sítios e situações novas, às pessoas primeiro tem que as “estudar” muito bem, antes de se dirigir a elas. Não é nada sociável, quando está em grupo, afasta-se ficando sozinho, o mesmo acontece no convívio em família ou amigos.

Na escola sempre foi um bom aluno, o problema é mesmo a socialização, isola-se (“foge”) das outras crianças, quando tentam brincar com ele; alguma palavra que eles digam na brincadeira, mas que para o Tiago soa de uma forma incriminatória, ele chega mesmo a ser agressivo na maneira de responder. Não é que ele não queira fazer amizade, não sei, parece que tem receio em se aproximar, que os outros o gozem…

Não tem atraso no desenvolvimento da linguagem, simplesmente, quando alguém tenta manter um diálogo com ele, o Tiago responde por monólogos – não sei; talvez; pois é;… - sem olhar directamente a pessoa (olhar fixo no chão ou para outro lado), tem dificuldade em comunicar.

A nível motor, é uma criança “desajeita”, “mole – no correr; no varrer; a pegar numa faca para descascar, etc. -.

Quando me chateio com ele, para não chorar, franze bastante os olhos e mexe muito os dedos das mãos (agora é raro acontecer, mas quando era mais pequenino, quando estava nervoso ou ansioso, baloiçava-se), a ansiedade já moderou.

Depois de me terem falado do “Síndrome de Asperger”, efectuei diversas leituras e pesquisas, sobre o mesmo e reparo que se rege de certos padrões e características, que comparo com as do meu filho. Ao enviar este email, solicito se possível a Vossa ajuda e resposta

Há cerca de 3 anos, que o Tiago tem o acompanhamento de uma psicóloga, ela nunca me falou deste “Síndrome”, e francamente a melhoria que eu vejo no meu filho é só a nível da ansiedade. O que realmente me entristece e me preocupa bastante, é a socialização.

Poderá o meu filho sofrer do “Síndrome de Asperger”? A quem e aonde me posso dirigir, para obter uma resposta e ajuda? - Já me falaram nas consultas de “Desenvolvimento” dos Hospitais Públicos – Pela ADSE, não encontrei nenhuma especialidade de Consulta “Desenvolvimento”. Já contactei uns 4 consultórios com a Especialidade de "Pediatria de Desenvolvimento", mas nenhum deles tem acordo com a ADSE.

Atenciosamente, aguardo uma resposta Vossa - se possível –, com os melhores cumprimentos.

Responder Novo Tópico



Outras mensagens neste tópico:

Consultas de "Pediatria de D...  Enviado por: Deolinda Tomé  em: 28-08-2009 15:27
RE: Consultas de  Enviado por: Drª Rosa Gouveia - Pediatra do Desenvolvimento  em: 02-09-2009 20:45
RE: RE: Consultas de  Enviado por: Deolinda Tomé  em: 03-09-2009 12:37
RE: RE: RE: Consultas...  Enviado por: Sandra Joaquim  em: 29-12-2009 18:05
RE: RE: Consultas de  Enviado por: Deolinda Tomé  em: 02-10-2009 12:20
RE: RE: RE: Consultas...  Enviado por: Rui Mestre  em: 07-03-2017 17:26


Voltar

sociedade  |  contactos  |  agenda  |  homepage