Responder a Mensagem


Cancelar
 
Submeter


  1. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
  2. É proibida a inserção de publicidade neste espaço.
  3. Conteúdos abusivos ou inadequados serão removidos.
  4. As mensagens permanecem no Forum por um período máximo de 6 meses.


Mensagem Original:

Título: Atraso no desenvolvimento

Enviado por: Vasco Serra

em: 07-07-2010

Bom dia. Sou um pai preocupado pelo seguinte: o meu filho vai fazer 2 anos em Outubro, e tem um atraso no desenvolvimento evidente , tanto a nível motor como cognitivo. Ele teve luxação bilateral da anca, que lhe foi diagnosticado aos 2 meses, daí até aos 18 meses ele esteve constantemente limitado de movimentos, fosse pela utilização da tala de Pavlik, pela suspensão das pernas no arco que ele fez no Pediátrico de Coimbra, pelo gesso que usou depois e por fim mais uma tala de ferro que usou depois do gesso. Outro problema foi que nós, pais, por falta também de informação, não sabíamos bem como proceder durante este periodo, e como ele tinha pele atópica e se coçava com frequência fazendo feridas, entre os 2 e os 6 meses por vezes pusemos (mal) umas meias nas mãos para não fazer ferida.
Por todos estes motivos, gostaria que me dessem uma opinião, sobre se estas limitações todas a que ele foi sujeito, o terão feito estagnar a nível cognitivo (tendo alguns meses de atraso) sendo que a nível motor ele está a recuperar e a evoluír, parecendo-me evidente que não seria possível estar melhor.
O Ricardo tem 20 meses, não gatinha, manda tudo para o chão, não aponta (apesar de reconhecer pessoas/objectos olhando para eles), palra pouco, não leva nada à boca. No chão quando se interessa em alguma coisa, rasteja para ela, é assim que se move. Desculpem o tamanho da mensagem, talvez mal elaborada e sem todos os indicadores necessários, mas agradecia uma resposta e se precisarem mais alguma informação do menino disponham. Com os meus agradecimentos, Vasco Serra.

sociedade  |  contactos  |  agenda  |  homepage  |  Política de Privacidade