ATRASO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Flávia Belinha, Teresa Mota Castelo, Inês Nunes Vicente
O neurodesenvolvimento é um processo contínuo e dinâmico de aquisição de competências das crianças com a finalidade de obtenção de autonomia. Pode ser dividido em quatro áreas fundamentais: postura e motricidade global, visão e motricidade fina, audição e linguagem e comportamento e adaptação social.
O atraso do desenvolvimento (considerado em crianças abaixo dos 5 anos), pressupõe um desfasamento significativo entre a idade real da criança e a idade correspondente às aquisições demonstradas. O atraso global (AGDPM) pressupõe que esse desfasamento ocorra em pelo menos duas áreas do neurodesenvolvimento.
A avaliação sistemática do neurodesenvolvimento nas consulta de vigilância de saúde infantil é fundamental e as dúvidas e preocupações dos pais e educadores devem ser sempre ouvidas e valorizadas. É também importante ter em consideração a existência de diferentes fatores de risco, biológicos e ambientais, que podem interferir negativa mente com o normal desenvolvimento infantil.
Um diagnóstico atempado e uma intervenção precoce adequada, são fundamentais para maximizar o potencial de desenvolvimento duma criança com problemas.