PERTURBAÇÕES DO NEURODESENVOLVIMENTO
O que são as perturbações do neurodesenvolvimento?
As perturbações do neurodesenvolvimento são um grupo de perturbações com início na infância. Caracterizam-se por défices no desenvolvimento, que condicionam dificuldades no funcionamento a nível pessoal, social, académico e ocupacional. Tipicamente, manifestam-se cedo, muitas vezes antes da criança iniciar a escola primária. Podem variar desde limitações muito específicas na aprendizagem, até défices globais de inteligência ou das capacidades sociais.
Que perturbações do neurodesenvolvimento existem?
As perturbações do neurodesenvolvimento são diversas e incluem:
- Atraso Global do Desenvolvimento;
- Perturbação do Desenvolvimento Intelectual;
- Perturbações da Comunicação;
- Perturbação do Espetro do Autismo;
- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade;
- Perturbação Específica de Aprendizagem (da leitura, escrita e/ou matemática);
- Perturbações do Neurodesenvolvimento Motor (perturbação do desenvolvimento da coordenação e perturbações de tiques, por exemplo).
As perturbações do neurodesenvolvimento frequentemente co-ocorrem. Por exemplo, crianças com perturbação de défice de atenção e hiperatividade muitas vezes apresentam perturbação específica de aprendizagem, e crianças com perturbação do espetro do autismo muitas vezes apresentam perturbação do desenvolvimento intelectual.
As perturbações do neurodesenvolvimento são frequentes?
Sim. As perturbações do neurodesenvolvimento constituem a perturbação crónica mais frequente em idade pediátrica. Nos Estados Unidos da América, estima-se que 1 em cada 6 crianças apresenta perturbação do neurodesenvolvimento (dados do Centers for Disease Control and Prevention de fevereiro de 2024).
Qual é a causa das perturbações do neurodesenvolvimento?
A causa é multifatorial, podendo estar implicados fatores genéticos e ambientais.
Acho que o meu filho tem um desenvolvimento diferente e/ou dificuldades em aprender. O que devo fazer?
Fale com seu Médico Assistente. Poderá ser útil reunir, previamente, as preocupações que outros profissionais tenham com o desenvolvimento e/ou a aprendizagem do seu filho noutros contextos, nomeadamente na escola. Poderá ser necessário o encaminhamento para consulta de neurodesenvolvimento num centro especializado.
Ester Pereira
Pediatra, ULS da Região de Leiria EPE